Como identificar o predicativo do complemento direto?

Alguns verbos transitivos, além do complemento directo, pedem um determinante que faz parte do predicado e qualifica o complemento directo. Este determinante chama-se predicativo do complemento directo: O povo aclamou o mestre de Avis Defensor do Reino.

Qual é a função sintática de interessante?

Predicativo do complemento direto: «interessante» (e nunca atributo).

Porque verbos copulativos?

Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida.

Quais são os verbos copulativos?

Costumam listar-se como verbos copulativos os seguintes: ser, estar, ficar, parecer (como em “parecer doente”), permanecer, continuar (como em “continuar calado”), tornar-se e revelar-se.»

O que é o complemento do adjetivo?

O complemento do adjetivo é uma função sintática interna ao grupo adjetival (grupo de palavras que tem como núcleo um adjetivo). . A música dos A-há é agradável de ouvir.

Quais são os tipos de função sintática?

Função sintática é o papel que cada um dos termos da oração desempenha em relação aos outros. Em sintaxe, os termos da oração podem ser: Essenciais: sujeito e predicado. Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.

Como indicar a função sintática?

A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos….Introdução

  1. “eu”: sujeito da oração;
  2. “pedi o carro ao meu pai ontem”: predicado da oração;
  3. “o carro”: objeto direto;
  4. “ao meu pai”: objeto indireto;
  5. “ontem”: adjunto adverbial.

O que é um verbo Copulativo?

Os verbos de ligação, verbos copulativos ou verbos relacionais não indicam ação, e sim uma qualidade, estado ou classificação. Estes verbos fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características (predicativo).

Quais são os verbos significativos?

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos….Exemplos de verbos de ligação:

  • ser;
  • estar;
  • ficar;
  • parecer;
  • continuar;
  • permanecer.

O que é predicativo exemplos?

O predicativo do sujeito pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Veja abaixo alguns exemplos de orações com essas formas: – Predicativo do sujeito formado por adjetivo: Vinícius é um menino muito bonito.

Como identificar o predicativo na oração?

O predicativo do sujeito só vem depois de um verbo de ligação,ele é uma qualidade estabelecida ao sujeito da oração. sorrindo = predicativo do suj. Predicativo do Sujeito é o termo que exprime um atributo, um estado ou modo de ser do sujeito, ao qual se prende por um verbo de ligação, no predicado nominal.