Quais as regras da nova ortografia?
REFORMA ORTOGRÁFICA – Veja o resumo das novas regras
- Não se acentua mais o ‘u’ tônico das formas verbais argui, apazigue, averigue.
- Hífen.
- Se o segundo elemento começa por ‘h’
- Para separar vogais ou consoantes iguais.
- Prefixos ‘pan’ ou ‘circum’, seguidos de palavras que começam por ‘h’, ‘m’ ou ‘n’
- Com ‘pós’, ‘pré’ ‘pró’
Tem e tem nova regra ortográfica?
Na 3ª pessoa do singular, não há acento gráfico; na 3ª pessoa do plural, terminam em –ÊM. Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.
Tem acento reforma Ortografica?
O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).
Quais palavras mudaram com a nova ortografia?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Tem no plural reforma ortográfica?
Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!
Tem ou tem ou teem?
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Por que a palavra linguiça não é mais acentuada?
Linguiça não tem acento gráfico. Porquê? De facto/fato, segundo as normas em vigor, a vogal grafada i, quando antecedida de vogal com a qual existe hiato e desde que seja tónica/tônica, não forme sílaba com a consoante seguinte, não seja precedida de ditongo, etc., é acentuada (ex.: puído).
O que mudou na acentuação gráfica depois do novo acordo ortográfico?
a) De acordo com a nova ortografia, os ditongos terminados em –ei e –oi, não são mais acentuados. Perceba o aspecto referente à condição de antes e à que atualmente vigora: Entretanto, o acento ainda permanece nas oxítonas terminadas em –éu, -ói e éis: chapéu – herói – fiéis…